Como a Edutt ajuda no Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é um formato educacional instituído pela Lei nº 13.415/2017 que prevê alterações na estrutura do ensino. O grande objetivo da Lei é fazer com que o ensino médio  ofereça para todas as pessoas condições para vivenciar de maneira agradável o momento de  transição para a vida adulta, seja optando por atuar no mercado de trabalho, seja escolhendo pelo ingresso em cursos superiores.

Segundo dados da pesquisa IBOPE realizada em  2016, 72% dos brasileiros são a favor de mudanças no ensino médio, 85% apoiam a ampliação do número de escolas com tempo integral e 70% das pessoas são favoráveis ao estudante escolher a sua própria linha de aprofundamento dentro das disciplinas curriculares.

Correspondendo aos anseios da comunidade educacional, as principais mudanças nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional contemplam: a ampliação do tempo mínimo do estudante na escola de 800 para mil horas anuais e a adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com uma grade obrigatória para todos os alunos.

O prazo de adaptação das instituições de ensino à nova legislação é até o ano de 2022, e é possível contar com o apoio de diferentes atores da comunidade neste processo. A Edutt,  plataforma de ensino completa com foco na experiência digital de aprendizagem de professores e alunos, desempenha um papel primordial nesta transformação. 

Continue a leitura e saiba como a Edutt pode ajudar a sua escola a se adaptar ao Novo Ensino Médio.

Quais as principais mudanças do Novo Ensino Médio

Com a chegada do Novo Ensino Médio a população brasileira passa a ter seus interesses e necessidades atendidos de maneira uniforme, independente da instituição de ensino. Os altos níveis de falta de interesse entre os jovens com relação ao formato atual da educação tradicional, são refletidos na qualidade do ensino e do aprendizado, absorvido e dispensado, respectivamente.

Neste sentido, muitos estudantes concluem o ensino médio sem dominar de forma satisfatória os principais conhecimentos de português e matemática, por exemplo. As mudanças promovidas pela implementação das práticas do Novo Ensino Médio visam, sobretudo, atender a demanda latente da sociedade em  melhorar e aprimorar de forma adequada, a educação no Brasil.

Ressalta-se que, para tanto, é necessário que as escolas invistam no desenvolvimento de metodologias que estabeleçam um diálogo que esteja à altura do desejo e interesses dos alunos, o que pode acontecer por meio da transformação digital do ensino ou em razão da aproximação com o momento da graduação ou inserção no mercado de trabalho.

Para ambas, é indispensável que a escola se comunique com o aluno abordando a sua linguagem para que ele tenha prazer e satisfação em estar caminhando com sua instituição. , 

Abaixo, listamos as principais mudanças do Novo Ensino Médio para os alunos:

  • maior tempos para aprender o essencial;
  • possibilidade de se aprofundar nos conhecimentos e matérias de seu interesse;
  • desenvolvimento pessoal através de competências ligadas a soft skills;
  • contato com tecnologia de ponta e experiências de aprendizagem personalizadas;
  • aprendizagem baseada em ações práticas que, associada ao conteúdo teórico, pode ser aplicada em projetos e oficinas. 

O que a nova Organização Curricular do Ensino Médio traz de novidades? Itinerários formativos

De acordo com as diretrizes do Novo Ensino Médio as escolas terão currículos obrigatórios que consistem em uma formação geral para os alunos. Além disso, devem  oferecer itinerários formativos  em que os alunos podem se aprofundar em áreas e conhecimento com as quais se identificam, o que contribui para a melhoria nos resultados de aprendizagem. 

A Edutt disponibiliza na plataforma centenas de unidades curriculares compostas por diferentes itinerários formativos. Os conteúdos podem ser acessados e consumidos pelo aluno ou professor a qualquer momento. 

Destacamos que todos os materiais foram desenvolvidos de acordo com as novas diretrizes da BNCC e enriquecem sobremaneira o aprendizado do aluno, proporcionando uma experiência única e inovadora. As unidades curriculares disponibilizadas pela Edutt fazem parte das horas obrigatórias adicionadas ao novo modelo pela Lei 13.415/2017. 

Carga horária ampliada

Com o aumento da carga horária para as escolas e diante da necessidade de adequação para oferecer mais conteúdo aos alunos, abre-se ainda mais o espaço para que o aluno desenvolva competências e habilidades estabelecidas nos currículos. Do  total de 3.000 horas, 1.800 são garantidas para a formação geral básica e o restante das horas da jornada destinadas aos itinerários formativos. Adequação à BNCC.

Considerando a necessidade de  adequação à BNCC, o  professor tem como principal ganho a possibilidade de oferecer aos alunos experiências de aprendizagem que se conectam à nova organização curricular. Por isso, todas as Unidades Curriculares da Edutt estão adequadas às áreas de conhecimento da BNCC garantindo uma educação de excelência para todos.

Como o mercado pode se adaptar

O primeiro passo da preparação das escolas para se adaptar ao Novo Ensino Médio é a mudança da grade curricular que forma os docentes. É  necessário que os cursos superiores e de extensão que oferecem a graduação desenvolvam uma nova metodologia de ensino para que os professores concluam o curso preparados para lecionar de acordo com os itinerários formativos. 

O domínio do conhecimento técnico das disciplinas de formação básica e geral não é mais suficiente.  É  preciso que os professores sejam capacitados de forma inter e multidisciplinar para que orientem os alunos de forma apropriada e em conformidade com as diretrizes do Novo Ensino Médio.   

Importante ressaltar que os itinerários formativos demandam uma certa autonomia dos alunos que, para melhor aproveitamento do conteúdo, devem ser orientados por profissionais da Educação capacitados para conduzir esta nova experiência. 

A sua instituição já está preparada para iniciar a migração para este novo modelo educacional? Conte com o apoio da Edutt e com certeza o seu processo será muito mais tranquilo e atrativo. Venha conhecer!

Recent Posts

Leave a Comment