10 Unidades Curriculares da Edutt que você precisa conhecer

Você já conhece as unidades curriculares da Edutt? Elas fazem parte de um plano macro que visa atender às necessidades do cenário educacional brasileiro por meio de conteúdos inovadores e adaptados ao mundo conectado e tecnológico em que vivemos. Tanto do ponto de vista de adequação do aprendizado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto da adaptação dos estudantes ao mercado de trabalho.

São centenas de unidades curriculares que correspondem a mais de 3 mil horas de conteúdos já criados, e muito mais a ser desenvolvido. Cada uma das unidades curriculares conta com diferentes formatos para estimular o aprendizado, como: vídeo aulas, materiais de apoio, sugestão de conteúdo complementar, questões e desafios com acesso disponibilizado pela plataforma da Edutt.

Além disso, ao reunir diferentes conjuntos de unidades curriculares é composto o que se chama de itinerários formativos. Este conceito refere-se a jornadas de aprendizado passíveis de personalização de acordo com os interesses e necessidades do aluno ao longo do seu processo. 

Dentro da Edutt esses itinerários estão divididos nas 5 áreas de conhecimento da BNCC. Ou seja, a temática das unidades curriculares que os compõem contemplam todas as competências do ensino fundamental e médio previstas pela regulamentação. A Edutt preza ainda pela inserção da tecnologia no dia a dia desses estudantes, trazendo também mais este elemento da BNCC.

Confira a seguir 10 categorias de unidades curriculares da Edutt que vão encantar você e seus alunos!

1. S@S

Dentro do programa S@S (Startup at School), a Edutt promove 6 meses de aulas e mentorias com empreendedores para estimular e fomentar o empreendedorismo como um caminho possível para os estudantes. O programa é uma série de 8 unidades curriculares que abordam os mais diversos temas ligados a este universo, contando ainda com o acompanhamento e mentoria de profissionais da área.

2. Edutt Sports

Série de 5 unidades curriculares, o projeto Edutt Sports tem como objetivo também aproximar os estudantes de diferentes caminhos para sua vida adulta, neste caso por meio do esporte. O programa agrega para próximo dos alunos profissionais da área do esporte e busca trabalhar com eles competências emocionais por meio de seus relatos e experiências. Habilidades de relações interpessoais, autoconhecimento e inteligência emocional serão fundamentais para os alunos no mercado de trabalho, independente da área de atuação, e o esporte pode contribuir muito para mostrar caminhos para desenvolvê-las.

3. Escreva Like a Boss

A série de 4 unidades curriculares da categoria Escreva Like a Boss tem relação com a competência de comunicação, uma vez que a escrita é uma das principais maneiras de executar esta habilidade. Nestes conteúdos o objetivo primordial é promover atividades e ensinar aos estudantes sobre técnicas e caminhos para escrever bem e alcançar seus objetivos.

4. Escalando o futuro

A categoria Escalando o futuro é composta por 4 unidades curriculares que se referem a 4 macro etapas que as pessoas que têm grandes crescimentos normalmente vivenciam. Dentre elas estão a preparação, o caminho, a permanência no topo e a chegada. O grande objetivo da Edutt neste sentido é mostrar aos estudantes como é possível evoluir em cada uma delas, e que benefícios podem ser obtidos quando da escolha deste caminho para a sua vida profissional.

5. Educação Familiar

Esta categoria de 7 unidades curriculares é destinada especificamente para professores, e tem como diferencial o embasamento em teorias da educação e da pedagogia para a orientação também das famílias no processo de aprendizado. Especialmente nos tempos que vivemos hoje, é preciso envolver pais e responsáveis na educação de seus filhos, e mostrar aos alunos qual o lugar de cada uma dessas pessoas dentro deste caminho. Por isso, a educação familiar é uma competência fundamental.

6. Educom: Aprendizagem Ativa

Também destinada especificamente para os professores, esta série de 5 unidades curriculares tem como objetivo apresentar uma introdução e construir as bases para o que conhecemos por aprendizagem ativa. Assim, a categoria Educom traz o diferencial de preparar e capacitar seus professores para a implementação deste formato educacional tão diferente da educação tradicional, porém tão necessário no cenário atual.

7. Metodologias Ativas: fundamento e prática

Mais um exemplo de conteúdo direcionado especificamente para professores e gestão escolar, as unidades curriculares de Metodologias Ativas aprofundam as bases construídas na Educom. São duas unidades curriculares diferentes dentro desta categoria, uma com foco na implementação de metodologias ativas no ensino fundamental e outra no médio. É primordial capacitar sua equipe para este novo formato que está tão em alta, então não perca!

8. Youtube Creator

Passíveis de integração em itinerários formativos de Carreiras, Era Digital e Criatividade, as unidades curriculares da categoria YouTube Creator têm como finalidade apresentar um cenário amplamente difundido no Brasil atualmente. A produção de conteúdo para YouTube é um caminho tomado por centenas de jovens e adultos no país, e especialmente durante a pandemia de Covid-19 isso ganhou ainda mais destaque. É fundamental que a escola possa preparar os estudantes também para este mercado, agregando competências diversas ligadas à BNCC, por exemplo, e mostrando como fazer isso de uma forma ética, respeitosa e que atinja os objetivos desejados.

9. Hip Hop e protagonismo

Dentro das unidades curriculares da categoria de Arte e Cultura, esta de Hip Hop e protagonismo surge com o principal objetivo de fomentar a diversidade cultural e dirimir preconceitos. O Hip Hop e o Rap são estilos culturais historicamente marginalizados pela sociedade, principalmente em função dos aspectos de classe social e etnia normalmente associados aos músicos e bailarinos desta arte. No entanto, hoje em dia o cenário já é muito diferente e isso precisa ser cada vez mais reforçado na escola.

10. Divisão de poderes no estado: cidadania e democracia

Por último, no nosso top 10 de hoje queremos contar para você sobre as unidades curriculares da Divisão de poderes no Estado: cidadania e democracia. Conhecer a fundo e entender como se estruturam os poderes no nosso país é uma competência fundamental, e que a educação tradicional não desenvolve tão a fundo. 

Existe a abordagem de alguns conceitos neste sentido, porém muito pelo viés do estudo de História, e não tanto do ponto de vista de realmente entender o funcionamento dessa estrutura. O que na educação tradicional é tratado como Atualidades, na Edutt temos diferentes unidades curriculares, nos mais diversos temas (incluindo esta ligada aos poderes do estado), que abordam como conteúdo curricular mesmo.

E aí, gostou da ideia de proporcionar para os seus alunos uma educação completa, inovadora, tecnológica e adaptada às reais necessidades do nosso país? Então entre em contato com nossos especialistas para entender melhor como levar isso para a sua instituição e continue acompanhando o nosso blog para novos conteúdos!

Recent Posts

Leave a Comment