Plataforma Educacional: como escolher a correta para a sua escola

Soluções dinâmicas, flexíveis e inovadoras para a educação. Esses são os grandes ganhos por trás da adoção de uma plataforma educacional na sua instituição de ensino. Uma constatação que foi escancarada durante os primeiros meses da pandemia de coronavírus no Brasil foi o baixo índice de escolas preparadas para levar seu processo para o digital.

Segundo dados da pesquisa TIC Educação 2019, divulgada em junho de 2020, 64% das escolas particulares possuíam plataforma educacional para aprendizagem remota, enquanto que no âmbito público, somente 14% das escolas tinham acesso a este recurso.

A disparidade se agravou ainda mais com a pandemia, como já mostraram diversas reportagens, e a solução foi investir na criatividade para procurar caminhos possíveis para as escolas e seus alunos. As aulas através da TV aberta são um exemplo, mas o movimento crescente para estimular a adoção de plataforma educacional mostra o que parece ser a escolha mais acertada.

Neste artigo, você vai ver um panorama sobre este tipo de solução, conhecer suas vantagens e alguns critérios que a sua escola pode levar em consideração na hora de escolher uma plataforma educacional. Acompanhe!

O que é plataforma educacional

Em essência, plataforma educacional é um espaço para promover, organizar e monitorar processos de ensino a distância. Plataforma educacional é, então, um ambiente virtual de aprendizagem que dispõe de espaços para realização de aulas, disponibilização de exercícios, atividades e materiais de apoio, registro e entrega de trabalhos e criação de fóruns de discussão pensando na integração.

A estrutura de uma plataforma educacional é pensada para oferecer uma experiência inovadora e atualizada de aprendizagem, sendo totalmente focada no uso da tecnologia a favor dos processos educacionais

Sendo assim, é fundamental que a instituição esteja totalmente preparada para implementar este tipo de solução antes de simplesmente adquiri-la e dar início ao seu uso. Isso porque, muitas vezes, esse tipo de plataforma educacional irá exigir que sejam utilizadas em conjunto outras ferramentas e soluções complementares, além, claro, do acompanhamento próximo e personalizado dos educadores e gestores.

Vantagens de investir em plataforma educacional

Investir em uma plataforma educacional é um ato de inovação e disrupção para a maioria das instituições tradicionais de educação. Um dos benefícios que resulta disso é a imagem da escola em relação ao mercado, por conseguir se posicionar como um lugar que se preocupa com todos os tipos de experiência de aprendizagem dos estudantes e está aberto a ouvir novas ideias sempre.

Outro grande benefício de investir em uma plataforma educacional na sua escola é a simplificação de processos. O ensino a distância possui duas prerrogativas fundamentais para ser considerado de qualidade, que são os conteúdos propriamente ditos e a estrutura disponibilizada. 

Aulas que travam, páginas que demoram para carregar e materiais que não abrem são possíveis entraves na fluidez dos processos dentro de um ambiente virtual de aprendizagem. Por isso, para que você e sua equipe docente possam se concentrar exclusivamente nas matérias a serem ministradas, deixar a parte técnica com uma plataforma especializada é a melhor solução.

A escalabilidade dos processos de ensino remoto também é uma vantagem que a sua escola pode conquistar ao adotar uma plataforma educacional. Por meio do sistema, todas as aulas e atividades podem ficar salvas de modo que o aluno acesse no momento que quiser, e de onde estiver. 

Isso permite que a instituição não precise se preocupar, por exemplo, com a distribuição do conteúdo e a disponibilidade dos professores. Basta criar um calendário fixo de atividades síncronas e disponibilizar os demais materiais na plataforma educacional para consulta a qualquer momento.

Como saber qual a melhor plataforma para a sua escola

Anteriormente neste artigo, mencionamos a importância de haver um preparo por parte da instituição antes de implementar uma plataforma educacional. Esta necessidade se dá porque existem diversas plataformas disponíveis no mercado, com diferentes funcionalidades e que atendem a diferentes objetivos. Por isso, é preciso prestar atenção a alguns critérios na hora de escolher para a sua escola.

Acompanhamento de profissionais especializados

O primeiro aspecto está relacionado com o acompanhamento por parte de especialistas ao longo do seu processo de escolha. Contar com o apoio de profissionais especializados em tecnologia para educação será fundamental para implementar uma plataforma educacional e adaptar seus processos para inseri-la na sua rotina e dos estudantes.

Personalização

Em segundo lugar, já com o apoio desses profissionais e de toda a sua equipe de gestão escolar, escolha uma plataforma que permita a personalização. Este é um critério fundamental uma vez que a partir de uma plataforma personalizável você consegue reduzir custos do que precisaria ser investido em designers e programadores para criar soluções com a identidade da sua instituição.

Integração com outras tecnologias

Dentro de um cenário cada vez mais conectado através de diferentes tecnologias, a escolha de uma plataforma educacional deve estar automaticamente ligada à sua capacidade de integrar com outras tecnologias. Seja para uma conexão com uma plataforma de automação de marketing para envio de e-mails de captação de alunos; seja para o sistema financeiro da instituição também estar conectado à plataforma educacional e controlar os pagamentos.

Esses são alguns exemplos de como é importante que a solução escolhida seja capaz de se conectar aos diferentes sistemas que a sua escola já utiliza. Assim, você ganha fluidez no trabalho, melhora os fluxos e não perde informações, já que tudo fica integrado.

Usabilidade e responsividade

Em um país em que existem mais de 424 milhões de dispositivos digitais em uso, dos quais 234 milhões são smartphones, chega a ser irresponsável pensar em uma solução que não se adapte à visualização em celulares. 

Principalmente quando o intuito é o de aproximar os estudantes do processo de aprendizagem, é fundamental que a plataforma educacional que você escolher seja responsiva e traga adaptações planejadas para o consumo das aulas e conteúdos em aparelhos celulares.

Pensar na usabilidade para o ambiente de desktop também é fundamental, uma vez que os estudantes devem se sentir atraídos por aquele ambiente virtual de aprendizagem, e ter barreiras que prejudiquem este processo pode ser um problema para a sua instituição.

Suporte

Por mais completa, atualizada e qualificada que seja a plataforma educacional escolhida, sempre pode haver dificuldades em seu uso por parte das escolas, professores e estudantes. Por isso, na hora de selecionar o seu fornecedor, informe-se sobre as condições de suporte que a empresa oferece.

Será fundamental contar com o apoio deste tipo de recurso para ter segurança na utilização da plataforma, acesso rápido aos especialistas caso ocorra qualquer imprevisto e bom relacionamento com essas equipes para maiores urgências.

Gostou de conhecer mais sobre o que é uma plataforma educacional e como você pode escolher a mais adequada para a sua escola? A Edutt é uma plataforma educacional digital que oferece experiências completas de aprendizagem para alunos e professores. Para mais informações, acesse nosso site, e para ver mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog!

Recent Posts

Leave a Comment