Volta às aulas com a Edutt

Você já passou pelo momento de se perguntar como seria a volta às aulas na sua instituição durante o cenário de pandemia? Alguns dizem que se trata do pós-pandemia, porém, é fundamental frisar que as restrições e cuidados, mesmo com a vacina começando a ser aplicada no país, ainda são necessários.

Por isso, seja de forma totalmente remota, híbrida ou totalmente presencial, é fundamental pensar em um planejamento que contemple tudo o que é preciso. Lembrando também que, durante a pandemia, a volta às aulas foi autorizada de forma parcial, ou seja, alguns estudantes ainda ficariam remotos.

A tecnologia é um caminho fundamental para apoiar escolas e professores neste momento, então continue acompanhando este artigo e confira como a plataforma Edutt pode ajudar!

A importância de um planejamento

O primeiro passo que precisa ser observado na volta às aulas é a existência de um planejamento. Principalmente no contexto da pandemia, em que muitos novos desafios foram enfrentados, é fundamental mapear e ter compreensão a respeito do que será preciso implementar para fazer dar certo desta vez.

No retorno presencial dentro dos termos previstos para se enquadrar nas normas da pandemia será preciso contemplar, por exemplo, o uso de máscaras, a redução das turmas e da movimentação, a manutenção das janelas abertas e principalmente a higienização constante dos ambientes.

Além disso, aspectos financeiros também precisam ser planejados. Muitas famílias foram afetadas em seu poder aquisitivo devido à perda de empregos, redução de jornadas e aumentos sistemáticos dos produtos básicos ao longo da pandemia. Por isso, estruturar financeiramente a sua instituição, além de garantir condições aos estudantes e familiares para preservar a assiduidade e prevenir a evasão, são pontos também fundamentais.

O aumento no número de casos de Covid-19 desde o retorno presencial das aulas em algumas cidades do Brasil fez com que prefeitos e governadores voltassem atrás das decisões que liberaram este retorno.

Para que nenhum desses problemas aconteça na sua instituição e os fluxos possam ser retomados de forma saudável para todos, tudo isso deve entrar no seu planejamento pensando em como será colocado em prática, uma vez que não são práticas padrão da operação padrão de uma instituição de ensino.

Como a tecnologia pode ajudar

É sabido — e nós mesmos já mencionamos no início deste artigo — que a tecnologia para educação é uma grande aliada de todo este processo de planejamento da volta às aulas. Vamos agora compreender um pouco melhor os principais motivos para isso ocorrer desta forma.

O primeiro aspecto fundamental de compreensão aqui é que tecnologia para educação não necessariamente são robôs ou grandes automações. Esse conceito se refere a todo e qualquer recurso ligado ao mundo digital, por exemplo, que contribua com a eficiência dos processos e a otimização dos processos de aprendizagem.

Por isso, desde a implementação de computadores nas rotinas dos estudantes para o uso de uma plataforma como o Google Workspace for Education, até o simples registro de presenças e entregas de trabalhos em um meio digital, estamos falando em tecnologia. Não precisa ser somente aulas de robótica, por exemplo, como muitos gestores temem por conta dos gastos excessivos.

O que a Edutt pode fazer pela sua instituição de ensino?

Pensando por esta linha de raciocínio, apresentamos a Edutt, uma plataforma completa para uma experiência digital de aprendizagem. Através de um ambiente totalmente digital, a Edutt disponibiliza mais de 3 mil horas de unidades curriculares divididas em itinerários formativos que podem compor os projetos pedagógicos da sua instituição.

Entre os benefícios que isso pode trazer, encontra-se, primeiro, o fato de ser 100% digital. Assim, os estudantes e professores podem acessar a plataforma e consumir os conteúdos em qualquer lugar, através do dispositivo que preferirem e no horário que for melhor para cada qual. Por ser online, o processo também não envolve contato físico e é totalmente estruturado para funcionar desta forma desde a sua concepção, evitando que haja qualquer perda nas trocas.

O segundo benefício de utilizar uma plataforma como a Edutt é que as unidades curriculares são projetadas e desenvolvidas por educadores para contemplarem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso significa que todas as exigências previstas para serem cumpridas pelas instituições de ensino estão presentes também nas trilhas de conteúdo da Edutt.

Através destes conteúdos, que podem ser incorporados às jornadas dos estudantes de acordo com seu interesse e necessidade — sempre com a orientação dos professores —, são desenvolvidas especialmente competências socioemocionais, tão exigidas e necessárias no atual mercado de trabalho e na vida adulta.

O terceiro e último benefício principal que vamos citar neste artigo é o da aprendizagem ativa que é amplamente estimulada através da plataforma da Edutt. Para muitos professores e gestores de instituições de ensino parece altamente desafiador pensar na possibilidade de implementar atividades práticas ou metodologias mais ativas de ensino por meio das aulas remotas ou do ensino híbrido. 

No entanto, por ter sido concebida já com a mentalidade digital e com o objetivo de ser uma plataforma totalmente online, a Edutt oferece experiências de aprendizagem ativa de excelente qualidade e resultados no meio digital. As unidades curriculares contam com diferentes variedades de formatos de materiais e propostas de exercícios e atividades em grupo e individuais que estimulam este tipo de prática.

Perceba que uma plataforma digital de aprendizagem como a Edutt não é necessariamente o uso de robôs em sala de aula, porém transporta, sim, tecnologia para o universo da educação. E isso pode gerar ganhos incontáveis para a sua instituição de ensino, principalmente neste período de volta às aulas em época de pandemia.

Para saber mais sobre como a Edutt oferece uma experiência atualizada de aprendizagem e como isso pode ser incorporado ao seu processo educacional, acesse nosso site! Além disso, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog e de compartilhar esse material com seus colegas!

Recent Posts

Leave a Comment