Benefícios da interdisciplinaridade na educação

Diferente dos modelos tradicionais de educação em que nas aulas de matemática, por exemplo,  só se aprende as fórmulas e conceitos previstos no livro, a interdisciplinaridade na educação engloba aspectos mais amplos de diferentes áreas de aprendizado.

 

Este conceito diz respeito à construção do saber baseada na integração das diversas áreas do conhecimento. Isto é, a partir de uma determinada temática, por exemplo, explora-se todas as disciplinas que têm conexão com a primeira.  

 

Podemos exemplificar com a abordagem de um  problema de matemática, física ou química, que se estuda de forma conjunta com os demais aspectos de interpretação de texto do enunciado. Ou então as disciplinas de física e química que, nos modelos tradicionais, estudam separadamente e respectivamente o ponto de ebulição da água e a sua fórmula molecular.

 

A interdisciplinaridade na educação parte do princípio de que tudo pode estar conectado de alguma forma, e esta evidência  contribui para o aumento do interesse do jovem no processo educacional.

 

A necessidade deste modelo de ensino surge principalmente a partir das mudanças mais recentes na nossa sociedade, desde aspectos geracionais até, por exemplo, a implementação do Novo Ensino Médio

 

O sistema educacional em seu modelo tradicional há muitos anos já não desperta o interesse necessário dos estudantes, e ainda menos nas novas gerações, já conectadas ao universo digital desde cedo.

 

Assim, a adequação  faz-se necessária para que os  processos de aprendizado estejam cada vez mais aderentes às novas realidades, por meio da  interdisciplinaridade na educação

 

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre este método, conheça  seus principais benefícios e entenda como a sua instituição pode obter auxílio na implementação.

O que é a interdisciplinaridade na educação

Conforme mencionado, a interdisciplinaridade na educação consiste  na junção de diferentes disciplinas, ou áreas do conhecimento, em prol do processo de aprendizado. Os mesmos conceitos podem ser trabalhados a partir de diferentes pontos de vista incrementando a  compreensão e retenção do conhecimento.

 

Este processo pode se dar de  diversas maneiras, sendo a principal delas o rompimento dos paradigmas da educação tradicional e a aplicação da educação mais voltada para a prática e menos para a teoria. Não significa que as instituições de ensino não irão mais ministrar aulas teóricas, que  são fundamentais para embasar todo o conhecimento. Significa dizer que haverá um equilíbrio entre a teoria e as experiências práticas realizadas pelos alunos.

 

A partir  da prática, os estudantes compreendem os diferentes aprendizados de forma contextualizada e  percebem o quanto cada um deles  pode fazer parte da sua realidade de forma palpável. Isso os torna mais  participativos, despertos e interessados em absorver o conteúdo ministrado e construir seu aprendizado de forma ativa.

 

Fazer uso da  interdisciplinaridade na educação dentro da sua instituição de ensino auxilia na   capacitação dos estudantes para as exigências da vida adulta em sociedade. 

 

Pensamento crítico, participação ativa e construção coletiva são alguns dos aspectos abordados pela Lei de Diretrizes e Bases que devem ser trabalhados nas escolas, e através da interdisciplinaridade isso é possível.

Quais os principais benefícios da interdisciplinaridade na educação

Se você deseja implementar um processo educacional mais moderno e atualizado na sua instituição de ensino, esteja certo de que adotar a interdisciplinaridade na educação é o primeiro passo. Além disso, contar com novas tecnologias para educação que possam contribuir, fará da sua escola uma referência em atualização.

 

Capacitar os profissionais do futuro de forma completa também será um diferencial e um benefício que a sua instituição terá ao adotar a metodologia. As novas profissões e contextos exigem profissionais habilitados não só tecnicamente, mas também comportamentalmente de modo que, investir neste tipo de capacitação será fundamental para as instituições de ensino. 

 

Criatividade, inovação, resolução de problemas e liderança são alguns exemplos de competências que o novo mercado pode exigir, e para as quais a interdisciplinaridade na educação pode contribuir através de seu processo formativo.

 

Estes são alguns dos benefícios decorrentes da aplicação  da metodologia da interdisciplinaridade na educação, mas  existem diversos outros que se sustentam também naqueles pontos que já discutidos anteriormente, tais como:

 

  • aprendizagem de maior qualidade;
  • revisão de conceitos;
  • estímulo ao pensamento crítico;
  • conscientização sobre globalização;
  • ampliação do leque de conhecimentos também dos professores.

Como implementar ações de interdisciplinaridade na educação

As mudanças requeridas por esta implementação exigem preparo por parte das instituições de ensino. Significa dizer que  não será da noite para o dia que se dará a orientação dos  professores da  escola para  trabalhar  na promoção  da interdisciplinaridade na educação.

 

Todo o processo requer  planejamento, para que a concatenação das disciplinas e temáticas seja feita de forma a  agregar para os estudantes; e o preparo e integração  por parte dos professores que, por padrão, possuem amplo conhecimento em sua área de atuação, mas não tão aprofundado nas demais disciplinas, podem exigir um pouco a mais neste sentido.

O  primeiro passo para implementar a interdisciplinaridade na educação é a conscientização e sensibilização de  toda a equipe pedagógica, desde os gestores e diretores até os próprios professores, sobre a importância e os benefícios da interdisciplinaridade na educação. Somente com todas as partes envolvidas  é que será possível implementar mudanças.

 

O segundo movimento , é a realização em conjunto de um plano de ação objetivo estabelecido em um cronograma para apontar as  necessidades da escola, objetivos  e as mudanças necessárias, que mudanças precisam ser feitas, como e quando serão executadas.

 

O próximo passo consiste na busca de novas tecnologias e recursos que façam sentido junto ao planejamento desenhado. Trazer a internet para dentro da sala de aula já parece inevitável para reter  o interesse dos estudantes, ainda mais em um contexto de pandemia. Portanto, encontrar as melhores ferramentas para isso  é  fundamental.

 

A Edutt é uma plataforma de ensino completa com foco na experiência digital de aprendizagem de professores e alunos. Através de unidades curriculares que integram itinerários formativos nos mais diversos e amplos temas, contribui para a aplicação prática da interdisciplinaridade na educação de forma totalmente digital.

 

Se você tiver interesse em contar com a parceria de profissionais especializados neste processo de digitalização da educação, entre em contato com os nossos especialistas! Aproveite e continue acompanhando o nosso blog para mais informações e, se gostou, compartilhe esse material com seus colegas!interdisciplinaridade na educação

Recent Posts

Leave a Comment