Gamificação na Educação: Saiba mais e Aproveite os Benefícios

Um dos grandes objetivos da Gamificação na Educação é o aumento do engajamento e o despertar de um maior interesse dos alunos no processo educacional. Sua principal característica é a de introduzir elementos de jogos nas rotinas de aprendizagem. Seja nas aulas, nas atividades e nos momentos coletivos.

Todo este cenário é amplamente facilitado pelo uso da tecnologia nos ambientes educacionais, trazendo maior possibilidade de interação dos estudantes com o conhecimento.

A Edutt é uma plataforma de ensino completa com foco na experiência digital de aprendizagem de professores e alunos que conta com itinerários formativos já desenvolvidos pensando no conceito de gamificação.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre a gamificação na educação em si, e também sobre como a Edutt pode ajudar a implementá-la na sua instituição de ensino!

O que é gamificação na educação

A ideia desta metodologia consiste em trazer para o ambiente educacional, pensando especialmente em atividades de não jogos, elementos que remetam a esta ideia. Alguns exemplos do que são esses elementos, para ficar mais claro:

  • criação de avatares para os perfis dos estudantes;
  • pontuação atribuída a atividades realizadas;
  • metrificação de progresso de evolução nas tarefas;
  • definição de desafios dentro da plataforma;
  • construção de rankings com base nas pontuações dos estudantes.

Assim, esses elementos combinados com o processo educacional constroem o que se conhece como gamificação na educação. É importante destacar que a gamificação não demanda obrigatoriamente a presença de tecnologia para acontecer, mas pode obter grandes ganhos se o fizer.

Um exemplo são as plataformas digitais para educação, como é o caso da Edutt, onde a instituição de ensino poderá somente cadastrar os perfis dos alunos e professores e já usufruir de todos os elementos de gamificação de forma simples. Vamos falar mais sobre isso adiante.

Benefícios da gamificação na educação

Agora que você já tem mais familiaridade com o conceito de gamificação na educação, deve estar se perguntando: e como isso ajuda a minha instituição, o meu corpo docente e os meus estudantes?

Bom, ajuda de inúmeras formas. Vamos destacar aqui algumas delas, que são as mais utilizadas na argumentação a favor da implementação de gamificação na educação, mas você pode consultar livros e especialistas para se aprofundar ainda mais. Outra opção recomendável é conversar com seus colegas que já utilizam este processo para conhecer também as experiências deles e entender como adaptar para a sua realidade.

Vamos aos benefícios.

Diferencial competitivo

O benefício mais interessante que a sua escola poderá ter, do ponto de vista do negócio, é o diferencial competitivo diante das demais instituições que não adotam gamificação na educação. Especialmente devido à pandemia de Covid-19 que assolou o planeta nos últimos anos, muitas coisas precisaram ser reaprendidas. Dentre elas, o formato de ensino.

O ensino híbrido passou a ter ampla adesão, visto que as escolas ficaram fechadas por muitos meses e, para manter o contágio controlado, muitas escolas optaram por não reabrir presencialmente, ou então implementar o modelo híbrido intercalando atividades presenciais com o ensino remoto.

Neste sentido, a gamificação coloca a sua instituição na frente da concorrência porque traz grande dinamismo às aulas através de diferentes ferramentas que podem ser aplicadas também no modelo híbrido ou remoto. Isso se destaca no mercado.

Maior interesse e engajamento

Já é sabido há muito tempo que o modelo tradicional de educação não contempla mais as necessidades reais dos estudantes. Dito isso, é fundamental compreender que é preciso mudar e se atualizar. Isso irá ajudar a motivar, aumentar o interesse e o engajamento dos estudantes no processo de ensino e, consequentemente, contribuir com a retenção de alunos.

Assim, trazer conceitos de gamificação na educação para o dia a dia das aulas pode ser um ótimo caminho. A competição saudável gerada pelos recursos da gamificação fazem com que se desperte maior interesse dos alunos em participar, responder e pontuar mais para vencer o ranking, por exemplo. Isso é engajar e reter.

Maior autonomia

No caso da autonomia, identificamos que isso ocorre especialmente devido à mescla da gamificação na educação com o uso de metodologias ativas de aprendizado. Assim, além de se sentir motivado a alcançar o topo do ranking, o estudante percebe que precisa fazer isso por ele próprio buscando conhecimento.

Isso contribui para melhorar sua compreensão acerca da importância de correr atrás do que se quer, e também é positivo por permitir que ele busque conhecimento ativamente e pensando no que mais lhe interessa. Assim funcionam os itinerários formativos da Edutt, conheça mais sobre eles a seguir.

Como a Edutt pode ajudar sua instituição com gamificação

Pensando no conceito de gamificação na educação atrelado ao uso de tecnologia, a plataforma da Edutt oferece todos os recursos de que a sua instituição precisa. A plataforma dispõe de mais de 3 mil horas em conteúdos educacionais que se apresentam através do que chamamos de Unidades Curriculares.

Essas unidades são como pequenos pacotes de aprendizados desenvolvidos diretamente pensando nos elementos tecnologia, aprendizado online e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, são materiais planejados para o formato de consumo via internet e já adequados às diretrizes da BNCC, contribuindo com o aprendizado de competências socioemocionais demandadas.

Além disso, temos os itinerários formativos, que nada mais são do que a composição de diferentes grupos de unidades curriculares em jornadas de conhecimento personalizadas. Isto é, os alunos podem analisar todos os conteúdos disponíveis na plataforma e identificar quais deles lhes interessam mais para, a partir daí e em conjunto com os professores, implementar seus próprios itinerários formativos.

Esses conteúdos e jornadas estão disponíveis dentro da plataforma, que também já conta com o recurso de gamificação na educação para estimular ainda mais o seu consumo. Se deseja saber mais sobre a Edutt e sobre como podemos contribuir com a sua instituição, entre em contato com nossos especialistas!

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com seus colegas, e também continue acompanhando nosso blog para mais novidades!

Recent Posts

Leave a Comment